Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa da FARES (CEP/FARES) é uma instância deliberativa autônoma, colegiada e multidisciplinar, que desempenha um papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. É encarregado da avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa, desde que esteja conforme padrões metodológicos e científicos reconhecidos, que seja realizado com a participação de pesquisadores, professores, analistas ou alunos da FARES e outras Instituições de Ensino Superior.

O Comitê de Ética em Pesquisa da FARES (CEP/FARES) começou a ser estruturado em 2010, sendo formalmente criado em setembro de 2014 com o objetivo é identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos. A iniciativa visa fomentar a implantação de uma cultura democrática, na defesa da comunidade científica, do cidadão e da sociedade.

O Comitê deve emitir pareceres sobre os aspectos éticos das atividades de pesquisa, envolvendo seres humanos, prevendo o impacto de tais atividades sobre o bem-estar geral e os direitos fundamentais de indivíduos e populações humanas, envolvidos direta ou indiretamente, nas atividades de pesquisa.

 

Como funciona o CEP?

 

AnexoTamanho
Orientações para submissão de Projetos junto à Plataforma Brasil 1.57 MB