Pedagogia

OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar profissional capacitado para atender às exigências do mercado de trabalho, apto ao auto-desenvolvimento e consciente da importância de seu papel enquanto agente transformador da realidade no exercício da função social de educador;
  • Desenvolver conhecimentos teóricos e específicos à área de formação, bem como instrumentalizá-lo para a reflexão crítica e transformação de sua prática pedagógica;
  • Proporcionar ao acadêmico, aproximação e intervenção na realidade educacional (instituições escolares e não escolares) na qual irá atuar, oportunizando a integração entre a teoria e a prática educativa;
  • Identificar a função social da escola e o papel do professor como elemento dinamizador do processo educativo;
  • Desenvolver projetos no campo da educação, visando à integração do ensino, da pesquisa e da extensão.
  • Garantir uma formação multidisciplinar, comprometendo o acadêmico com a compreensão e busca de soluções para o exercício mais adequado da profissão.

 

PERFIL DO PEDAGOGO

Quando define as incumbências dos professores, a LDB não se refere a nenhuma etapa específica da escolaridade básica. Traça um perfil profissional que independe do tipo de docênc

ia: multidisciplinar ou especializada, por área de conhecimento, disciplina, para crianças, jovens ou adultos.

A seguir é destacado o perfil profissional do pedagogo adotado neste curso:

  • Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • Zelar pela aprendizagem dos acadêmicos;
  • Estabelecer estratégias de recuperação para os acadêmicos de menor rendimento;
  • Ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola, com as famílias e a comunidade.

O curso de Pedagogia permite:

  • Posicionar o professor como aquele a quem incumbe zelar pela aprendizagem do
     acadêmico, inclusive daqueles com ritmos diferentes de aprendizagem, tomando como referência, na definição de suas responsabilidades profissionais, o direito de aprender do acadêmico, o que reforça a responsabilidade do professor com o sucesso na aprendizagem do acadêmico;
  • Associar o exercício de autonomia do professor, na execução de um plano de trabalho próprio, ao trabalho coletivo de elaboração da proposta pedagógica da escola;
  • Ampliar a responsabilidade do professor para além da sala de aula, colaborando na articulação entre a escola e a comunidade;

A formação de professores adotada pela FARES tem como fundamentos metodológicos os seguintes aspectos:

  • A associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviços;
  • Aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.


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